Programa de Melhoramento Genético Animal do Estado do Pará - PROBOVÍDEOS

Programa de Melhoramento Genético Animal do Estado do Pará - PROBOVÍDEOS 

Foto: Ascom Sedap

O Programa de Melhoramento Genético Animal contempla os projetos voltados ao melhoramento genético bovídeo de leite e corte. O objetivo é promover a bubalinocultura leiteira na região do Marajó (maior arquipélago do mundo e que concentra o maior rebanho bubalino do Brasil), em atenção aos pequenos produtores que fornecem a matéria prima (leite) para os produtores do queijo marajoara.

Um dos aspectos mais marcantes da bubalinocultura no Marajó é a produção de queijo marajoara, um produto de alta qualidade e reconhecido nacionalmente. A produção de queijo marajoara tem se mostrado uma atividade econômica promissora para os pequenos produtores locais. Esse queijo, feito a partir do leite de búfala, é uma verdadeira iguaria, apreciada não só no Pará, mas em todo o Brasil e até mesmo no exterior.

Foto Divulgação

O projeto tem por base trazer melhorias para a cadeia produtiva da bubalinocultura leiteira, com emprego de técnicas que venham somar para o programa de recuperação econômica do Marajó. Para isso, serão utilizadas tecnologias voltadas aos manejos sanitário, reprodutivo e, principalmente, boas práticas de produção. A bubalinocultura é uma das principais atividades agropecuárias do estado do Pará, desempenhando um papel crucial na dinamização da economia local e no impulso ao desenvolvimento socioeconômico da região. 

Foto Divulgação

Ao agregar valor ao leite de búfala, esses produtores conseguem obter um retorno financeiro mais significativo, contribuindo para a melhoria de suas condições de vida e fortalecendo a economia da comunidade. Além disso, a produção de queijo marajoara também incentiva a manutenção e a valorização das tradições locais, transmitindo conhecimentos e técnicas ancestrais de produção que são passados de geração em geração.

Outra ação do programa é a melhoria genética bovina de leite e corte, onde a Sedap faz aquisição de sêmens de touros de alto valor genético que serão utilizados para melhorar o rebanho Paraense, com atenção aos pequenos e médios produtores. O projeto hoje está aguardando o término da licitação onde a empresa licitada irá fazer a inseminação por tempo fixo - IATF com os sêmens já adquiridos.

 

Conheça outros Programas e Projetos da Sedap