Pular para o conteúdo principal

Parceria entre Sedap e Prefeitura beneficia 400 famílias de agricultores em Belém

Enviado por lorena.esteves em
Foto Divulgação


Por Rose Barbosa

Em cumprimento ao papel de fomentar agricultores integrados ao Programa Territórios Sustentáveis (PTS), do Governo do Pará, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) atende 400 famílias das ilhas de Mosqueiro, Cotijuba e Outeiro (distritos de Belém), por meio da parceria com a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). Entre as ações em andamento está o repasse de insumos para o desenvolvimento sustentável das atividades.

Na última quarta-feira (19), equipes do PTS e Sedcon entregaram kits, com três tipos de fertilizantes, a 71 famílias de agricultores de Cotijuba. A ação contou com as presenças do titular da Sedcon, André Cunha, e do diretor de Desenvolvimento Agrário da Sedap, Marcos Grande. A próxima etapa do Programa Territórios Sustentáveis prevê a entrega de fertilizantes a 193 famílias, de cinco cooperativas e assentamentos da Ilha de Mosqueiro, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira).

O repasse de insumos e serviços para ações de assistência técnica aos agricultores vinculados ao "Territórios Sustentáveis" integra o convênio celebrado entre governo do Estado e Prefeitura de Belém. A meta é atender 300 famílias em Mosqueiro, 70 em Cotijuba e 30 em Outeiro.

Implantação - Segundo Marcos Grande, com o repasse de fertilizantes aos agricultores de Cotijuba o PTS conclui a etapa de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), estabelecida pelo Programa. O diretor ressaltou ainda que “esse Programa, que faz parte de uma estratégia do governo do Estado, não é o único que visa ao fortalecimento da agricultura de pequeno e médio porte. O Governo tem vários programas, mas o ‘Territórios Sustentáveis’ tende, principalmente, a se aproximar de comunidades que antes tinha o hábito muito informal na agricultura. Ele tenta fazer com que a produção se alie à preservação do meio ambiente. Atualmente, estamos em mais de 40 municípios”.

O secretário municipal André Cunha ressaltou a importância da iniciativa, e aprovou a ação do Programa Territórios Sustentáveis. “Quando conheci o ‘Territórios Sustentáveis’ fiquei muito entusiasmado com o Programa. Estes trabalhadores que estão aqui foram beneficiados com kits de fertilizantes, para que possam fazer um plantio de qualidade e o projeto ganhe continuidade através dessa etapa”, disse o gestor.

Foto Divulgação
Ação em Cotijuba contou com a participação de 71 famílias de agricultores locais
Foto: Divulgação

Acompanhamento - Além da entrega de insumos, os agricultores atendidos pelo PTS já receberam acompanhamento técnico, preparo de área, calcário, sementes e mudas. A entrega de fertilizante, de acordo com a coordenação do Programa, representa a conclusão dessa etapa, consolidando as condições necessárias ao desenvolvimento sustentável de suas atividades.

Marcos Grande ressaltou que o modelo escolhido é o SAF por combinar culturas adaptadas à realidade das comunidades envolvidas. “Com a nova gestão, nós, do governo do Estado, estamos vendo uma aproximação muito maior, e hoje estamos aqui para colocar a Sedap à disposição dos agricultores atendidos”, reiterou o diretor.