
Por Rose Barbosa
Divulgação e futuros negócios com as amêndoas de origem cultivadas no Pará foram alguns dos resultados alcançados pela missão paraense que representou o Pará durante seis dias (no último período de 2 a 7 deste mês), em Bruxelas, capital da Bélgica, na programação Brasil Origem Week. O estado marcou presença com seis produtores de amêndoas de cacau e com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
De acordo com o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau), Ivaldo Santana, a participação dos produtores foi exclusivamente para divulgar suas amêndoas, objetivando negócios futuros, embora tenham levado chocolate para degustação. A participação dos produtores recebeu aporte de recursos do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (Funcacau), gerenciado pela Sedap.
“A Bélgica é o país que faz o melhor chocolate da Europa. Então, participar de um evento de cacau naquele país é de grande importância, pois é uma vitrine para divulgação das amêndoas do Pará", destacou Santana.

Ele ressaltou que estiveram presentes vários compradores e fabricantes de chocolate da Europa, o que resultou em boas rodadas de negócios e a entrega e amostras por parte dos seis produtores aos futuros compradores de cacau do Pará presentes ao evento.
“Os agricultores visitaram ainda, fábricas de chocolates visando o fornecimento de nossas amêndoas", lembrou o coordenador do Procacau. A comercialização de amêndoas de cacau para a Europa, como informou Santana, foi o tema de reunião com o embaixador do Brasil em Bruxelas, João Mendes Pereira.
A comissão do Governo do Pará e da Bahia participou de visitas técnicas ao agrossistema do agronegócio Belga. O Pará foi destaque, também, no espaço Cozinha Show com apresentação de receitas feitas com tacacá. "Uma viagem ao Pará com Tacacá" foi o tema da apresentação da chef Marcela Costa. Ela também mostrou ao público, outra receita bem regional: o arroz paraense.
Além de Ivaldo Santana, a Sedap esteve representada durante o evento pelo gerente de fruticultura, Geraldo Tavares. O Sistema Fepa/Senar esteve representado pela presidente da Câmara do Cacau no Pará, Maria Goreti Gomes.