Concurso de Chocolates de Origem da Amazônia está com as inscrições abertas

Enviado por mateus.costa em Sex, 06/09/2024 - 14:27

1

 

Os interessados em participar do IV Concurso de Chocolates de Origem da Amazônia - Chocolat Amazônia 2024 podem se inscrever até o próximo dia 26 deste mês. Nesta data, será aberto oficialmente o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau e Flor Pará 2024. O certame já virou uma tradição no evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O concurso é coordenado e executado pelo Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), instalado no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em parceria com a secretaria. 

As inscrições podem ser feitas de três maneiras diferentes: presencialmente nas instalações do CVACBA da UFPa,  por envio das amostras por transportadora ao  Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (as amostras devem ser entregues impreterivelmente até o dia 26) ou presencialmente na data de abertura do festival (26) ,no  Hangar  Centro de Convenções da Amazônia (os interessados deve se dirigir  ao estande  do CVACBA) 

O concurso consiste em premiar chocolates que foram produzidos com amêndoas originárias da região amazônica, segundo explicou o coordenador do CVACBA, Prof. Dr. Jesus Nazareno Silva de Souza, que também coordena o concurso junto com a Sedap.  Ele explica que podem participar empresas tanto do Pará ou de outro estado do País, desde que usem amêndoas provenientes da região Amazônica.

2

“Esse concurso está dividido em duas categorias sendo a primeira chocolate intenso e a segunda categoria chocolate ao leite; está sendo dado um estímulo aos produtores locais do Estado do Pará, que podem inscrever amostras com 50% de desconto no valor da inscrição e serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria, mas também serão premiados os produtores de amêndoas, ou seja, além do chocolateiro, o produtor está sendo estimulado; a gente acha interessante porque consegue linkar os dois: o produtor e o chocolateiro", avaliou Souza. 

Amêndoas- Além do concurso do melhor chocolate de origem da Amazônia, será anunciado no dia 28 (sábado), durante o festival do chocolate,    o resultado com os nomes dos ganhadores do concurso de melhor amêndoa de cacau. Conforme informou Jesus Souza, as inscrições para esse certame já foram encerradas. Foram inscritas 29 amostras diferentes. 

3

“Estamos na fase de análise dessas amêndoas; após essas análises serão feitas a seleção das melhores, essas serão transformadas em chocolate padrão e depois será avaliado esse chocolate para finalmente, a partir do júri técnico de avaliadores, selecionar amêndoas que levem a produção de um chocolate de qualidade”, detalhou o coordenador. 

Valorização - De acordo com a coordenadora do Chocolat Amazônia, Dulcimar Melo, o concurso visa valorizar a produção de amêndoas na região amazônica, principalmente os produtores do Pará, que concentram a maioria da produção regional e visa então premiar a qualidade. Ela ressaltou que “nada mais justo que a gente estimule por meio desses concursos – de melhor chocolate de origem e de melhor amêndoa de origem – que os participantes se empenhem em produzir produtos cada vez mais com maior qualidade, sem contar que também é um estímulo para uma ampla divulgação dos seus produtos”, ressaltou. 

O concurso, segundo destacou, já virou uma tradição. A realização do certame é conjunta entre o CVACBA e a Sedap com o aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Estado do Pará (Funcacau), quem financia, também, todo o Chocolat Amazônia e Flor Pará 2024. 

Clique no link e tenha acesso ao edital do concurso:

https://drive.google.com/file/d/1CjCEKBv4mBakt-L6kHJObK5ASNf2dsVa/view?usp=drivesdk

Serviço: E edital na íntegra do IV Concurso de Chocolates de Origem da Amazônia - Chocolat Amazônia 2024 -  pode ser consultado no site da Sedap. Dúvidas também poderão ser tiradas por meio do número (91)3201-7456 ou email: cvacba@gmail.com)