
Por Rose Barbosa
Para estimular e garantir a melhoria na qualidade do açaí vendido diariamente à população de Belém, foram repassados, na terça-feira (20), 300 kits de açaí contendo os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A solenidade de entrega ocorreu na Usina da Paz do bairro do Jurunas e contou com a participação de batedores do produto de diferentes barros da capital.
Cada kit é composto por uma calça, camisa, gorro e avental na cor branca. O repasse dos dispositivos de proteção faz parte do trabalho de qualificação e melhoria das boas práticas do produto realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da sua Diretoria de Feiras e Mercados (DFM).

O coordenador de Boas Práticas do Açaí da diretoria, Marivaldo Ferreira, disse que durante a realização da segunda edição do Festival Açaí Pará, em maio deste ano, a Sedap se comprometeu em repassar esses equipamentos de proteção aos batedores que participaram da capacitação realizada no primeiro dia do evento. O coordenador lembrou que a utilização de EPIs está prevista em decreto governamental.
“A gente está trabalhando em cima da legislação estadual. É importante a utilização de equipamento de proteção individual porque o batedor de açaí mexe com vidas, com um alimento, então ele precisa ter realmente todos os equipamentos, não só para a proteção dele, como para a própria proteção do produto que ele fabrica e vende para a população no dia a dia”, ressaltou o coordenador.
Melhorias - Uma das trabalhadoras beneficiadas com o repasse foi a Regiane Tolosa, batedora de açaí do bairro do Tapanã. Ela ressaltou a importância dos EPIs para a melhoria do trabalho realizado por ela e pelos demais colegas de ofício. Destacou, também, a importância das capacitações ofertadas nas Usinas da Paz – em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), Sedap e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que repassou as orientações nas capacitações.
“Além desses EPIs, muitos batedores já receberam equipamentos para melhoria da qualidade do açaí (branqueador e mesa de seleção) do Governo do Estado, através da Diretoria de Feiras da Sedap; eu venho aqui agradecer o governador Helder Barbalho que nos proporcionou esses benefícios, à Sedap e à Seac, agradecemos também a Vigilância Sanitária e Casa do Açaí e também aos nossos batedores de açaí que se disponibilizaram em participar dessas capacitações; isso foi muito importante para todos nós, foi uma oportunidade da gente aprender como melhor manipular o açaí”, ressaltou.

A chefe de gabinete da Sedap, Ana Rosa Oliveira, que representou o titular da pasta, Giovanni Queiroz, lembrou que o trabalho para melhoria da qualificação do açaí foi intensificado com a instalação da Diretoria de Feiras e Mercados na Sedap. A instituição conta, segundo destacou, com a parceria de várias instituições para que o açaí vendido ao consumidor seja o melhor possível.
“A Sedap está de braços abertos para todos que queiram trabalhar para melhorar um produto tão nosso como é o açaí, em especial, a gente destaca o trabalho de todos os batedores de açaí. Vocês fazem a diferença na vida de muitas pessoas que não vivem sem o açaí; a cultura do açaí está arraigada na nossa pele, na nossa alma, em tudo que a gente faz. O açaí representa muito para todos nós, e sabemos o quanto isso é importante, e queremos agradecer por cada trabalho prestado por vocês”, enfatizou.