
Por Lorena Esteves
Nos próximos dias 27 e 28 de agosto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), participa da reunião do Comitê de Gestão da Pesca da Região Norte, CPG Norte, em Belém, para tratar sobre o ordenamento da Pesca de Peixes Demersais que vivem em águas profundas, como Pargo, Camarão Rosa e outros.
Esta reunião faz parte de uma série de encontros que vêm ocorrendo desde o primeiro semestre com o objetivo de levantar informações para subsidiar a plenária regional de construção do Plano Nacional de Pesca Artesanal que ocorrerá de 28 a 30 deste mês, também na capital paraense.
Segundo o coordenador de Pesca da Sedap, Salomão Guimarães, em junho foi realizada a reunião do CPG Bacias Hidrográficas do Norte; em julho foi realizada a reunião do CPG Pelágicos e agora em agosto será realizada a reunião do CPG Demersais, com apoio da Sedap.
“A SEDAP está participando ativamente das discussões a respeito das políticas da pesca, através desses fóruns, sendo parceiro e disponibilizando espaço e infraestrutura para realização dos mesmos”, reforça Salomão.

Pesca do camarão - Em julho, durante a reunião do CPG Bacia Hidrográfica Norte, foram discutidas em duas reuniões temáticas, a pesca do camarão e a pesca do caranguejo. Para ambas as espécies, está sendo construído o defeso, em conjunto com o Ministério da Pesca e com ampla participação das comunidades envolvidas.
Segundo Salomão, a Sedap, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), está fazendo o monitoramento da pesca do camarão na Bacia Hidrográfica do Marajó, coletando dados junto às comunidades ribeirinhas.
“Na pesca do Camarão, estamos colhendo dados para elaboração de uma política pública específica para esta espécie, contando com a colaboração da SEMAS, que fez acordos de pesca em alguns municípios, em fase de publicação. Os resultados são animadores! Vamos intensificar essa parceria no sentido de manter a atividade com viés sustentável”, destaca.
O CPG Norte - O CPG Norte (Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia) faz parte da Rede Pesca Brasil, vinculada ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O Comitê tem o objetivo de subsidiar o Governo Federal no desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira. A Sedap integra o Comitê de Gestão da Pesca no Norte, contribuindo para que o ordenamento da atividade pesqueira seja baseado no diálogo entre governo e sociedade civil.