
Por Rose Barbosa
Com 27 produtores de cacau participantes, de diferentes regiões de integração do Pará, foi encerrada na noite do domingo, 21, a programação da caravana paraense no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau em Ilhéus, no sul da Bahia. O evento começou na última quinta-feira, 18. Para a comitiva, a avaliação sobre os quatro dias de evento é positiva, pois além do festival ter rendido bons negócios, deu também, mais visibilidade aos produtos de origem, além de reforçar o interesse que o cacau e o chocolate paraenses despertam no público.
O produtor de cacau do município de Igarapé-Miri, na na Região de Integração do Baixo Tocantins, Antônio Marcos de Sena, da Cacau Yeshua Chocolates, integrou a equipe deste ano. Em 2024, ele conquistou três premiações em junho no concurso de melhor chocolate paraense. Para ele, o festival foi fundamental para os empreendedores, pois além de expor e vender, eles tiveram a oportunidade de falar da originalidade dos produtos do cacau genuinamente amazônico.
"Foi incrível participar e receber no nosso estande, compradores nacionais e internacionais, pessoas do Canadá e do Japão estiverem no nosso espaço, conheceram a nossa história e, além de estar vendendo a um público local, a gente pode alcançar pessoas que tenham potencial de levar o nosso produto de qualidade e de origem para outros lugares do mundo", avaliou.

Funcacau - A participação dos produtores e demais membros que integraram a equipe contou com o aporte financeiro do Fundo de Apoio à Cacaucultura do Pará (Funcacau). Da comitiva participaram, também, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que é a instituição responsável em gerenciar o fundo.
O secretário adjunto da Sedap, João Ramos, que esteve à frente da comitiva pela secretaria, participou da abertura do evento, na última quinta-feira à noite e também prestigiou o espaço do Pará incentivando e estimulando os produtores que apresentaram o cacau e seus derivados em Ilhéus. Ele ressaltou ainda, a importância do Pará marcar presença no festival.
"O Pará é o maior produtor de cacau do Brasil. A nossa representação aqui traduz a atividade da Cacauicultura no Estado. Estamos representados aqui pela região do Xingu e do Baixo Tocantins", disse.

Para o produtor de Igarapé-Miri, é importante para o produtor de cacau contar com o apoio do Funcacau. "Gratidão total ao Governo do Estado, à Sedap e ao Funcacau por essa oportunidade incrível e maravilhosa que nós recebemos, de fazer parte dessa caravana do Pará e fazer bonito. Mostramos nosso produto e que nós produzimos cacau de qualidade", destacou Antônio Marcos.