Marajó Sustentável de Reativação de Seringais Nativos do Arquipélago do Marajó

 Marajó Sustentável

Foto Divulgação

 

O "Marajó Sustentável" integra o Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Seringueira no Estado do Pará (Proser) e visa contribuir para o aumento da produtividade e qualidade da borracha natural, a fim de promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de pequenos produtores e trabalhadores da agricultura familiar; extrativistas e quilombolas, em curto prazo e com baixo investimento.

Foto Divulgação

 

O objetivo é de reativação dos seringais nativos no arquipélago do Marajó, fomentando o desenvolvimento socioeconômico de trabalhadores ligados à agricultura familiar de municípios marajoaras: Portel, Melgaço e Anajas, os quais deverão atingir um total de 5.320 famílias de seringueiros e ribeirinhos.

O projeto pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores familiares, situados abaixo da linha de pobreza, com vistas à sua emancipação socioeconômica; por meio do apoio governamental direto, com investimentos produtivos que garantam sua capacitação profissional e educação ambiental; assim como, sua inserção competitiva no mercado de trabalho e de produtos de origem primária, obtidos de forma sustentável.

Foto Divulgação

 

Entre as ações do Projeto estão: capacitações, distribuição de kits (compostos por faca para sangria completa, canecas de plástico de 800 ml, bicas, coagulante e água sanitária), acesso a crédito rural, difusão tecnológica e parceria com a sociedade civil e a iniciativa privada.

Foto Divulgação

Objetivos específicos:
- Promover ações de fomento para incrementar a produção de borracha natural em seringais nativos, utilizando técnicas modernas de sangria, coleta e beneficiamento primário, valorizando a floresta em pé e a conservação de sua biodiversidade, com vistas a contribuir com o desenvolvimento sustentável e a reativação da cadeia produtiva da borracha natural.
- Alavancar o capital social (famílias ribeirinhas) adormecido associando a exploração da borracha natural. 
- Contribuir com a redução do desmatamento e degradação através de investimentos em Educação Profissional e Infra Estrutura de Produção Extrativa, com vistas à exploração sustentável dos recursos da biodiversidade. 
- Reconhecer a importância do modo de vida seringueira para a preservação da floresta, remunerando o serviço ambiental prestado a partir da quantidade de borracha Sustentável da Amazônia produzida.
 

Conheça outros Programas e Projetos da Sedap