
Por Rose Barbosa
A participação do Pará no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau em Salvador, na Bahia, nos últimos quatro dias, teve a aprovação do público que prestigiou o evento no Centro de Convenções da capital baiana. Considerado uma das maiores programações do segmento, o Chocolat Salvador reuniu mais de 300 expositores.
Do Pará participaram 15 produtores de cacau e empreendedores de chocolate que apresentaram aos visitantes os mais variados produtos feitos à base de cacau de origem e que é cultivado em sistema sustentável (agroflorestal). A participação da comitiva paraense foi financiada por meio dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau), que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Se depender de visitantes como Carolina Machado, moradora de Salvador, o cacau de origem e seus derivados terão sempre um lugar cativo no Chocolat Salvador. Ela disse que estava curiosa para conhecer o cacau do Pará, pois além de já ter ouvido falar no produto, queria saber qual era o sabor, em função da maneira como o cacau é cultivado em solo paraense. "O cacau do Pará é diferente, mais suave, acredito que até pelo processo de fermentação da amêndoa, que é diferente do cacau aqui da Bahia; a qualidade é impecável. A variedade dos produtos, os licores e a simpatia dos produtores, além da organização são maravilhosos. O Pará está de parabéns", enfatizou Carolina Machado.

Outra visitante do festival que não poupou elogios ao cacau do Pará foi Gabriela Cardoso. Ela se deteve, especialmente, no teor do chocolate fabricado no Pará. "Eu vim prestigiar o festival porque já conheço e gosto bastante, provei os produtos do Pará, gostei muito do estande. Fiquei apaixonada pelo teor de 70% dos produtos. São maravilhosos", opinou.
Destaque - O espaço paraense foi um dos mais visitados pelo público desde a abertura oficial do festival, na última quinta-feira (14) até o encerramento, neste domingo (17). Para a equipe do Procacau, da Sedap, o resultado não poderia ser melhor. A secretaria foi representada na programação pelos engenheiros agrônomos Ivaldo Santana e Michele Santos, que integraram a comitiva de produtores juntamente com um representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Para o coordenador do Procacau, Ivaldo Santana, o resultado da representatividade do cacau e do chocolate do Pará no festival não poderia ter sido melhor. A programação, além de ajudar na promoção e divulgação do produto, mostrou mais uma vez que o cacau e o chocolate do Pará estão entre os mais apreciados do mundo, segundo avaliou. A julgar pelo movimento no espaço paraense, a aquisição dos produtos e a manifestação espontânea de quem os degustou, a produção cacaueira do Estado, de acordo com Santana, teve uma participação de destaque.
Próximos eventos - O próximo festival internacional será realizado em Brasília, em maio deste ano. Já no mês de junho o evento terá o município de Altamira como sede. "Ano passado batemos recorde de público em Altamira, acreditamos que esse ano não será diferente; estaremos no centro da produção cacaueira e no mínimo o festival internacional sediado no município deverá atrair um público de 110 mil visitantes", avaliou Santana.