Texto: Rose Barbosa - Ascom Sedap
Fotos: Leandro Reis - Ascom Sedap
Inúmeros são os benefícios obtidos com o cultivo de uma horta em casa. Entre eles, o consumo de alimentos mais saudáveis. Para incentivar a produção de hortaliças domésticas pelo servidor da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), entregou nesta terça-feira (24) 54 kits semente acompanhados de um quilo de mamona, que é utilizado como adubo orgânico.
O interesse demonstrado pelo servidor em adquirir o kit foi grande, tanto que nesta quarta-feira (25), serão entregues mais 60, conforme informou o técnico agrícola, Adalberto Guedes. “Hoje, 54 servidores receberam; amanhã iremos realizar 60 entregas. Nós fizemos de uma saca de mamona, que é o composto orgânico, daí nós completamos com o kit semente (couve, alface, cheiro verde), que é o que as pessoas mais plantam nas casas. Estamos com objetivo também de preparar 60 kits de composto”, explicou o técnico da Dafa.
A coordenadora de Municipalização e Modernização na Agricultura Familiar, Ivanize Carvalho, disse que essa iniciativa da Diretoria de Agricultura Familiar visa contemplar os servidores e incentivar a produção de hortaliças domésticas para gerar algum produto para o consumo próprio. “Então nós tivemos essa ideia de envolver os servidores como uma forma de incentivo dentro do nosso projeto que abrange os quintais produtivos, rural, urbano e interurbano”, informou Ivanize Carvalho.
Saudável- Todo mundo hoje em dia busca uma alimentação saudável, como reforçou a engenheira agrônoma, Deusimar Rodrigues. “Então é mais do que justo oferecemos a semente para os nossos agricultores e servidores que já têm seus quintais produtivos e que vêm sendo estimulados aqui através do projeto; como é uma horta doméstica, a equipe achou que as pessoas iriam procurar aquelas sementes como o coentro, alface e couve”, explicou a engenheira agrônoma.
Ela informou que foram montados kits com três tipos diferentes de sementes (couve, alface, cheiro verde) e outro com dois (pimentão e pepino). “A aceitação foi muito boa; nós também separamos a torta de mamona. A equipe está muito satisfeita, a procura foi muito grande, até mais do que esperávamos. Por causa dessa procura, vamos estender por mais um dia a entrega”, adiantou Deusimar Rodrigues.