Produtores e Sedap reúnem com o ministro do Turismo para falar sobre Rota do Cacau da Transamazônica

Enviado por lorena.esteves em Sex, 24/05/2024 - 09:26
Foto Divulgação

Por Rose Barbosa

Em reunião com produtores locais e técnicos do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura (Procacau) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), nesta sexta-feira, 24, em Brasília, o ministro do Turismo, Celso Sabino, informou que vai designar duas técnicas para fazer o levantamento das necessidades para implantação da Rota Turística do Chocolate nos municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará, na Região de Integração do Xingu que integram a BR-230, mais conhecida como Transamazônica.

O coordenador do Procacau, Ivaldo Santana, que participou do encontro, informou que a comitiva paraense pediu apoio ao ministro para a implantação da rota. A ida das representantes do Ministério aos municípios da Transamazônica, será para levantar as necessidades para efetivar a rota na região. "A rota vai de Altamira até Uruará; as técnicas do Ministério do Turismo vão visitar estes municípios para reunir com os produtores e produtoras e no final haverá uma reunião para informar quais as próximas providências que serão tomadas pelo governo federal para criar a rota", informou Santana.

Foto Divulgação

Festival - A equipe da Sedap participa, conjuntamente com 20 produtores de cacau do Pará, do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau de Brasília – Chocolat Brasília - aberto na noite da última quinta-feira, 23. A programação será realizada até o domingo, 26, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Esta é a segunda edição do Festival. Simultaneamente ocorre no centro, o Origem Week com espaço gastronômico variado. Os dois eventos trabalham com produtos sustentáveis. 

Foto Divulgação

Pela Sedap, além dos servidores lotados no Procacau, estão presentes na programação o secretário-adjunto da instituição, João Leão Ramos e o titular da secretaria, Giovanni Queiroz. O Pará ganhou um espaço especial onde é exposto e comercializado o melhor do cacau e do chocolate produzidos no Estado.