
Por Emilly Coelho (Ascom da Secretaria Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará)
Palestras, oficinas e treinamentos nesta quinta-feira (25), marcaram o dia de campo de produção do cacau, promovido pela Sedap (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca), em parceria com a prefeitura de São Domingos do Araguaia, no município de mesmo nome, localizado na região sudeste de integração Carajás.
O intuito, além de orientar os agricultores de São Domingos do Araguaia e região, consistiu em atualizar técnicas, possibilitando treinamento para aplicação de podas de formação e frutificação na lavoura cacaueira.
Pela manhã, as palestras foram relacionadas à produção do cacau em âmbito local, regional, nacional e internacional (destacando Marabá, São Domingos, o estado da Bahia e o continente africano - maior produtor de cacau do mundo).
Durante a tarde, aconteceu a prática de formação e frutificação da árvore do cacau, com demonstrações de poda, almofadas florais e partes da planta, na Fazenda Parabucana.

PALESTRANTE - O assistente técnico da Sedap, Décio da Costa Matos, explanou sobre a dinâmica e o panorama da cacaucultura, dando ênfase na transição tecnológica de variedade do cacau.
“Temáticas como: cultura do cacau, valor agregado na condição de matéria-prima, dinâmica de produção, potencial produtivo, mercado consumidor, viabilidade econômica do produtor e ainda crédito rural, que viabiliza a atividade para o agricultor familiar foram debatidos durante o treinamento”, destaca Décio da Costa. Para ele, trata-se de um momento de troca de experiências, adequando informações ao ambiente local.
PARTICIPANTE - O agricultor Jetro Leandro da Silva cultiva em sua propriedade cerca de 500 pés de cacau. Ele tem mais de 20 anos de experiência na área e avalia de forma positiva o evento:
“Muito bom esse treinamento, porque a gente aprendeu com a vivência e aí essas práticas de hoje em dia são muito boas, pois possibilitam um conhecimento a mais.
Antes nós plantávamos pela orientação da lua e as covas que a gente fazia sempre quando ia plantar eram somente covas normais, não tínhamos esse conhecimento de como tinha de plantar, o diâmetro da cova - 40 por 40- e ainda utilização de adubos. E com as novas técnicas podemos aprender e investir também” conta ele.
SEDAP - Dvandro Oliveira, diretor de desenvolvimento agropecuário da Sedap, lembra que o Estado assumiu há alguns anos a titularidade de maior produtor de cacau do país.
“Isso nos dá uma responsabilidade muito grande, porque esse fomento à produção vem através da Sedap que coordena o fundo cacaueiro aqui do estado e nós temos um programa que é o Pró-cacau. Então a capacitação vem no sentido de qualificar os agricultores, com o combate a pragas e doenças, além de mostrar a importância e a segurança que nós temos com a produção do cacau aqui no estado”, destaca.
Durante o curso, os agricultores participaram com perguntas ao técnico responsável e com treinamentos. Fábio Henrique Alves, coordenador da Sedap, Marabá, salienta que o dia de campo faz parte da Programação do Programa Territórios Sustentáveis (TS). “ A intenção é dar continuidade à capacitação dos produtores inseridos ou não dentro do programa, onde nós falamos sobre a formação da lavoura cacaueira, a poda de formação e frutificação, ou seja, capacitando cada vez mais os produtores, pois a capacitação melhora a qualidade de vida da população em geral”, ressalta Fábio Alves.

Lourival Barbosa Pimentel, secretário de Agricultura de São Domingos do Araguaia, avalia o evento de forma positiva. “Com isso estamos trazendo tecnologia e conhecimento ao produtor para evoluir em sua produção. Temos parceria com a Sedap e o incentivo do cacau já dura 11 anos. Esse momento marcou tanto sentido teórico, como no aumento da nossa produção”, explica ele.
“O governador Helder Barbalho continua fomentando a produção cacaueira, através de programas de assistência técnica. Parabenizo todos (as) do time Sedap”, afirma o secretário regional de governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto.
Além de São Domingos do Araguaia, o ciclo de palestras passou por São Geraldo do Araguaia e ainda Marabá.