Sedap orienta agricultores sobre a importância dos viveiros rústicos para a produção de mudas de cacau

Enviado por lorena.esteves em Qua, 22/05/2024 - 09:38
Foto Divulgação

Por Rose Barbosa

Com a finalidade de levar conhecimento sobre a importância dos viveiros rústicos para a produção de cacau e de açaí, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da sua Regional Carajás, em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) – escritório regional de Brejo Grande do Araguaia (Região de Integração Carajás) - reuniu 35 agricultores do município na última segunda-feira (20).

A programação ocorreu na Chácara Deus Dará, no Assentamento Nova Canaã, da proprietária Joveline Marques. O coordenador da Regional Carajás, engenheiro agrônomo Fábio Oliveira,  foi o responsável pela palestra sobre a construção de viveiros rústicos para a produção de cacau. 

Ele explicou que os viveiros têm um papel fundamental na produção de cacau e consequentemente para um cultivo bem-sucedido. Por isso, segundo reforçou, o que se espera com a disseminação de conhecimento é que os próprios produtores façam seus viveiros e as suas próprias mudas de cacau, segundo preconiza a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

Foto Divulgação

No próximo mês, os produtores estarão recebendo os frutos de cacau de onde se extraem as sementes, segundo anunciou Fábio Oliveira. A ação educativa é uma iniciativa da Regional Carajás, que sentiu a necessidade de fortalecer o repasse de informações aos agricultores. 

“Nós vínhamos registrando perdas de sementes e sentimos a necessidade de orientar o produtor; o cacau é uma fruta muito sensível, que não aguenta transporte e chegava na propriedade do produtor danificada pelo vento e pelo sol da forma como eram transportadas”, explicou o coordenador. 

Na próxima semana, as orientações serão levadas aos agricultores de Breu Branco, Goianésia e Jacundá e nas duas primeiras semanas de junho, aos municípios de São João do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São Domingos do Araguaia e Piçarra.