08:00:09pm 11/12/2017

Governo entrega equipamentos agrícolas para municípios paraenses.

Prefeituras de 12 municípios paraenses receberam do governo do Estado 82 máquinas agrícolas e veículos que vão facilitar o trabalho no campo e dinamizar a produção rural no Pará. O repasse do equipamento foi pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), na última quarta-feira, 7, na granja da Sedap, em Ananindeua, região metropolitana de Belém.

A compra do equipamento envolveu recursos de R$ 1,6 milhão, oriundos de emendas parlamentares de nove deputados estaduais e liberados pelo governo de acordo com o Programa de Modernização da Agricultura Familiar no Pará, executado pela Sedap. O total de recursos nessa área para o exercício 2016 chega a R$ 5 milhões.

Entre as máquinas entregues às prefeituras em cessão de uso, estão tratores, grades aradoras, roçadeiras, distribuidoras de calcário e adubo usadas no preparo de área para o plantio, além de despolpadeiras, motores de popa, carretas, motos e até ambulância.

O chefe da Casa Civil, José Megale, que representou o governador Simão Jatene no ato simbólico de entrega das máquinas, considerou de grande importância a parceria da Assembleia Legislativa com o governo do Estado nas causas de interesse social. Para ele, isso aproxima o parlamento da sociedade.

O secretário Hildegardo Nunes, da Sedap, informou que o ato simples de repasse do equipamento representa um novo patamar no crescimento da agricultura do Estado, na medida em que vai melhorar as condições de vida e trabalho do homem no campo e valorizar a produção rural. Cerca de 1,5 mil produtores serão beneficiados nas regiões nordeste, sul, sudeste e Marajó.

Em nome dos deputados, Cássio Andrade (PSB) falou da satisfação de participar da entrega, depois do trabalho junto às comunidades para conhecer as necessidades de cada região e a luta para conseguir os recursos diante da crise na economia do país. O prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca, agradeceu em nome das prefeituras, dizendo que as emendas parlamentares são o melhor caminho para continuar produzindo em momentos de crise.

Por Leni Sampaio