Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
19/11/2020 - 12:45

  

 Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap

Foto: Camila Botelho/Ascom Sedap 

 

 

“ O Livro é uma viagem. Por mais que muitos não tenham condições financeiras para fazer uma viagem,  você abre um livro e a leitura  proporciona viajar por vários lugares”. A frase é da recepcionista da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Nira Almeida, que fez referência ao cantinho da leitura criado pelo Serviço Social da secretaria.

Os livros estão sendo doados pelos servidores que também podem pegar outras publicações emprestadas e levar para casa. A troca tem sido constante. Nira Almeida, por exemplo, disse que já deixou no espaço publicações variadas e também já levou outros para absorver em casa. “Eu já trouxe e quero trazer mais livros que tenho em casa assim como já levei, também. Essa troca é muito boa. Faz bem. O Serviço Social da secretaria está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou a servidora.

Quem também aprovou o cantinho da leitura foi Julieta Piccolo, supervisora de serviços gerais. Ela doou uma coleção de livros da Reader’s Digest – Seleção e que está tendo bastante procurado. Também levou uma revista de decoração para ler em casa. “Essa iniciativa é muito boa”, elogiou.

Solidariedade-  A instalação de um espaço para leitura faz parte do projeto Solidariedade não tem preço, do Serviço Social da secretaria. A responsável pelo setor. Odaleia Marques, explica que o projeto abrange não apenas a doação de livros como de medicamentos, também. A assistente social enfatizou que eles só serão doados  mediante a apresentação da receita médica. Ela deixou claro que o objetivo da campanha não é estimular a automedicação. “Os remédios serão acondicionados e controlados através de receitas no setor social da Sedap. A finalidade é atender ao servidor da Sedap/Pa que no momento encontra-se em tratamento de saúde e com dificuldades de adquirir o medicamento”, detalhou.

Com relação aos livros, enfatizou que é um estímulo à consciência ambiental e ao hábito da leitura que previne o aparecimento de doenças e o declínio cognitivo. Os gêneros sugeridos são romance, ação, espiritualidade, drama, ficção, suspense, crônicas, documentário e políticos.