Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
30/04/2020 - 20:45

 

Como parte das ações do Governo do Estado para contenção do novo coronavírus, feirantes e consumidores da Região Metropolitana de Belém estão recebendo gratuitamente  máscara de proteção que fazem parte do programa “Máscara para Todos”, da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). Na quarta-feira e nesta quinta pela manhã, a entrega foi feita pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) nas feiras da 25 de Setembro e do Jurunas. No último final de semana, os feirantes do Ver-o-Peso também receberam as peças de proteção que foram entregues pela Polícia Militar.  

 

O alvo nestas ações foram os feirantes ou consumidores que ainda não estavam utilizando o acessório. Mas, também receberam aqueles feirantes que já estão com a máscara de pano  deteriorada.  

Um dos que receberam a máscara de proteção foi o feirante José Ribamar, da 25 de Setembro. Atuando há mais de 10 anos como vendedor de hortifruti, ele disse que o repasse do acessório não poderia ter chegado em boa hora. “Eu já tenho a minha máscara, mas já está bastante usada e vai ser bom poder contar com mais uma, pois nem sempre é fácil a gente conseguir outra”.

 

 

O colega de profissão, Edmilson Araújo, também aprovou a ação do Governo do Estado. Disse que ajuda o trabalhador na hora da prevenção. “Nós aqui da 25 ainda não tínhamos recebido máscara. Nós mesmos que compramos as nossas. É a primeira vez que estamos ganhando essas máscaras. É importante, pois precisamos nos prevenir para o nosso bem e do nosso consumidor”, ressaltou.

 

 O titular da Sedap,Hugo Suenaga, acompanhou a ação. Disse que é importante esse amparo aos trabalhadores das feiras livres de Belém não só pelo fato deles estarem lidando com a venda de alimentos, mas para a própria proteção deles e dos consumidores contra o coronavírus. “A gente observa que ainda temos algumas pessoas circulando sem o acessório de proteção, mas a grande maioria dos feirantes já está utilizando. Além de entregar, nossa equipe também orienta esses trabalhadores sobre a importância da prevenção”.

 

 

O Programa Máscara para Todos já produziu 230 mil peças que foram confeccionadas por 511 costureiras cadastradas como Micro Empreendedor Individual (Mei) ou como micro e pequenos empreendedores. Com isso, além de garantir a proteção contra a covid-19, o Governo do Estado garante uma renda extra para as produtoras das peças.

 

No último final de semana e na segunda-feira pela manhã, a Polícia Militar fez a distribuição das máscaras na feira do Ver-o-Peso, nos distritos de Outeiro e Icoaraci além dos municípios de Benevides, Ananindeua e Marituba.  Também foram visitados locais com grande movimentação de pessoas como, filas de bancos, paradas de ônibus e portas de estabelecimentos comerciais.

 

.Texto: Rose Barbosa

Fotos: Mateus Costa