Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
06/06/2019 - 09:00

 

Começou nessa Quarta-feira (05), o 1º Seminário de Gestão em Defesa Agropecuária, no auditório da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), para debater sobre a importância da união entre as secretarias para que por meio de ações conjuntas possam atender mais efetivamente a questão Agropecuária no Estado. O evento foi promovido pela Agência Nacional de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARA).

 

A diretora Agropecuária da Sedap, Brenda Caldas, representou a Secretaria e falou sobre o planejamento do setor agropecuário. “O setor agropecuário precisa expandir, a missão é percorrer o Estado, trabalhando junto com a ADEPARÁ. A defesa animal e vegetal é muito importante.”

 

Lucivaldo Lima, diretor da ADEPARÁ, comentou sobre a importância da melhoria da cadeia produtiva na pecuária e que só é possível realizar, por conta da parceria com a Sedap. “O Pará é o segundo Estado de produção agropecuária e tem o quarto maior rebanho, sem parcerias, nós não conseguimos avançar e o mapeamento vocacional dos municípios fortalece a agricultura familiar.”

 

Segundo Francisco Victer, um dos líderes da “Aliança Paraense pela Carne”, a tecnologia é de grande importância para o setor ser mais produtivo. “A qualidade e preços são fatores decisivos para a conquista de mercado e para a melhoria da gestão agropecuária.”

 

Representando a Empresa de Assistência Técnica e Extensão rural (EMATER), o zootecnista, Ricardo Barata, acredita que todos os órgãos produtivos precisam caminhar juntos. “Nosso foco é a agricultura familiar, o que não impede de atendermos grandes produtores também.”

 

O seminário acontece nos dias 5, 6, 7, de junho de 8H às 18H. Na quinta-feira (06), terá palestras abordando a Gestão de Marketing, Comunicação e Inovação da Defesa e uma oficina pela parte da tarde para a troca de experiência com a participação de todos. Na sexta, dia 7, haverá palestras comentando sobre manual de processos, DAF, DDIA (substituição da vacina da febre aftosa) e DDIV (Mosca da Carambola), e debates. Pela parte da tarde, haverá a participação do jurídico explicando o tema “Geração de Plano de Ação.”

 

A reunião teve a participação de representantes da Federação da Agricultura e pecuária do Pará (Faepa), Secretaria De Administração (Sead), União Nacional da Indústria e Empresas da Carne (Uniec), EMATER, Adepará, e Sedap.

 

Texto: Camila Botelho
Fotos: Mateus Costa