17/09/2021 - 09:30

Texto: Paula Portilho (Ascom Emater)

Foto: Ascom Emater

Rota do Mel, que tem como objetivo fomentar a atividade no município através de capacitação. A Rota do Mel é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Ministério da Agricultura (Mapa) e Prefeitura Municipal.

De acordo com o chefe do escritório local em Benevides, Antônio Carlos Oliveira Lima, a participação da Emater no Projeto consiste em apoiar com assistência técnica rural a execução das atividades, visando o fortalecimento das ações para impulsionar a apicultura, como forma de diversificação da produção local.

“O projeto visa instalar e fomentar o mel como produto da agricultura familiar em Benevides, por isso, já estamos dialogando para trabalhar com a inclusão de produtores de mel nos programas nacionais de alimentação escolar [Pnae] e de aquisição de alimentos [PAA]”, disse Antônio Carlos.

O trabalho será desenvolvido inicialmente com 30 produtores rurais - das comunidades São José, Nelson Mandela, Ampara, Margarida Alves, Taiassui e Agrinesp - que ainda não são apicultores, e que terão capacitação e acompanhamento por parte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e da Emater.

"O Rota do Mel potencializará as ações elencadas no plano de desenvolvimento municipal ampliando o leque de produtos a serem utilizados no Pnae e PAA, integrando as ações da parceria entre Semagri, Emater, Senar e Sedap [Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca]", destacou a secretária municipal de Agricultura, Edivana Lima.

Na próxima quarta-feira (22), está marcado um workshop de apoio ao produtor rural em Benevides, também no CIC, no qual a equipe da Emater estará oferecendo serviços como orientação para acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e à Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-Pronaf (DAP).

Em Benevides, a Emater assiste a 475 produtores familiares e as principais atividades econômicas da agricultura familiar são a criação de aves e de peixe em cativeiro e o cultivo de hortaliças e de flores.