Sobre acessibilidade

áreas

Início >> Content
imagem: 

 

O dendezeiro (Elaeis guinensis Jacq) é uma palmeira existente nas regiões tropicais e  originária da África. A cultura foi introduzida no continente americano a partir do século XV, e produz o óleo conhecido no Brasil como azeite de dendê, e no mundo, como Palm Oil, sendo utilizado para diversos fins na indústria de alimentos, cosméticos, higiene e limpeza, agroenergia e biocombustíveis.

É a oleaginosa mais produtiva, com rendimento médio de 20 a 22 toneladas de cacho de fruto fresco (CFF) por hectare/ano, com produtividade entre 4 e 5 toneladas de óleo/ha. A commodity de Palma Oil tem alto valor de mercado, sendo orientado a partir de Rotterdam.

O Brasil ocupa a 9º posição na produção de óleo de palma mundial sendo responsável por 395,000 ton /ano. 

O Pará é o maior produtor nacional de óleo de palma com  com uma área de 207.252 hectares, sendo 40 mil hectares em áreas de agricultores familiares  ( ABRAPALMA, 2017) .Dez empresas  de pequeno, médio e grande porte estão instaladas no estado, com atuação em 24 municípios, nas regiões Caeté, Capim, Guajará, Guamá, e principalmente na Tocantina .

  

 

Data: 
2018
Categoria: 
Cultura: 
Permanente