Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
02/02/2021 - 14:45

 

                          

 

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap

Fotos: Camila Botelho/Ascom Sedap

 

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), entregou nesta terça-feira (2), equipamentos para os municípios de Barcarena e Ourém. O repasse é fruto de um contrato celebrado entre a secretaria, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Caixa Econômica Federal. O objetivo é dotar as prefeituras de itens necessários para o apoio às ações de comercialização e desenvolvimento da agricultura familiar.

 

Representantes do município de Mocajuba estiveram na sede da Sedap, em Belém, na semana passada,  para receber, também, equipamentos de informática. O repasse dos bens é de responsabilidade das equipes da Dafa e da Coordenadoria de Patrimônio e Transporte (Copat) da Sedap.

 

A técnica da Sedap, a engenheira agrônoma, Deusimar Rodrigues, informou que a entrega ocorre  via a Cessão de Uso por contrato firmado entre os três órgãos citados. Ela destacou que o repasse é realizado em horários diferentes, com a tomada de procedimentos necessários para evitar aglomeração em função da pandemia do novo coronavírus.

 

A engenheira Deusimar recorda que desde o ano de 2020, realiza o despacho de material para as prefeituras, a exemplo de equipamentos como projetor multimídia, adaptador wifi,  computador, nobreak, veículo de passeio, motocicleta e GPS.

 

Em Barcarena, segundo ressaltou a engenheira agrônoma, Norma Graziele Braga, que representou a prefeitura e a secretaria municipal de Agricultura, o projetor multimídia e o adaptador wifi serão utilizados nas palestras realizadas em comunidades de produtores rurais locais. 

 

No ato de entrega dos equipamentos, o município de Ourém foi representado pelo prefeito, Roberto Uchôa. O gestor recebeu dois projetores com adaptador wifi e duas unidades de freezer horizontal de 500 litros.

 

O prefeito Roberto Uchôa explicou que os equipamentos serão repassados para a Casa Familiar Rural 25 de Julho que realiza trabalho no município e é atendida pelos projetos do Mapa.

 

Segundo o prefeito de Ourém, a agricultura familiar, através da plantação de mandioca, feijão e milho, é o ponto alto da cultura local. Uchôa ressaltou que Ourém já vem se destacando no plantio de citrus. “Eu quero agradecer à Sedap, através da Dafa, pelo empenho em nos dar esse apoio”, ressaltou ele.