09/04/2020 - 12:45

A ação objetivou ajudar famílias carentes que enfrentam dificuldades por causa da pandemia do coronavírus

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap) entregou na última terça-feira (7) pela manhã, 170 pacotes com média de dois quilos de peixe cada, totalizando cerca de 340 quilos, para moradores das comunidades Boa Esperança e Secretaria, na região do Curuá-Una, em Santarém, no oeste do Pará. A ação foi organizada pela Gerência Regional da Sedap no município.

De acordo com o gerente regional da Sedap, Alisson Miler, os peixes são provenientes de sobras de alevinos - peixes recém saídos do ovo - da própria estação de piscicultura da Unidade Agropecuária (Uagro) da secretaria, localizada na comunidade Santa Rosa. Eles são colocados em tanques separados das matrizes, como explicou Miler, e lá crescem. “Esse ano a Sedap teve a iniciativa de doar para comunidade onde está localizada a estação, em virtude da pandemia do novo coronavírus. Há muitas famílias carentes que sobrevivem dos programas sociais do governo”, explica.

A entrega foi feita de maneira organizada e com cuidado para que não houvesse aglomerações. O gerente regional informou, também, que foram beneficiados 30 moradores da Comunidade Boa Esperança e 140 da Comunidade Secretaria. As espécies de peixes repassadas foram tambaqui, tabatinga e matrinxã.

Alisson Miler informou, também,  que em fevereiro e março deste ano  foram entregues 400 mil alevinos oriundos da Uagro de Santarém para diversos municípios, beneficiando mais de 200 produtores.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap

Fotos: Divulgação/ Regional Santarém