Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
02/10/2020 - 14:15

  

Texto: Rose Barbosa

 

Fotos: Divulgação

 

 

  A produção local nos municípios das diferentes regiões de integração do Estado está sendo destaque nas ações itinerantes promovidas em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesta quinta-feira (2) a programação, denominada de Itinerante Rural, ocorreu no município de Abaetetuba, no Baixo Tocantins.

 

A ação também já ocorreu em Moju, Itaituba, Marabá, Redenção, Rondon do Pará, Bom Jesus do Tocantins, Santarém, Castanhal, Curuçá, Mãe do Rio e Piçarra. O lançamento do Itinerante Rural ocorreu no dia 15 deste mês, em Marituba, com produtores das comunidades do Uriboca, Bela Vista, São Francisco e União.

 

                                       

 

 

Na Sedap a responsabilidade pela programação é da Diretoria de Agricultura Familiar (Dafa), que coordena as ações junto às unidades regionais. Além das feiras que ofertam ao consumidor diversos produtos oriundos da agricultura familiar – como hortaliças, frutas, legumes e diferentes tipos de pescado –, estão sendo promovidos cursos, palestras e consultoria do Sebrae, com capacitações e orientações sobre comercializações visando incentivar o produtor rural a aumentar o volume de negócios, principalmente com o uso de ferramentas de vendas on-line.

 

As atividades contam com a participação também do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). As associações de produtores e as secretarias municipais de agricultura também prestaram todo o apoio para a programação.

 

 

 

 

 

                                  

 

 

A diretora de agricultura familiar da Sedap, Antônia Aleixo, fez uma avaliação positiva da programação. “A participação dos agricultores familiares e o envolvimento das nossas regionais são positivos. A programação é bastante diversificada. As feiras levam alimentos de qualidade, além das capacitações, palestras e os cursos realizados”, diz. O projeto tem como propósito, ainda, como reforçou a diretora da Dafa, alavancar o setor produtivo do Estado.

 

Ela adianta que as parcerias com o Sebrae continuarão ocorrendo, assim como novos eventos programados pela Dafa. “Nos dias 3 e 4 próximos, teremos uma ação em Santa Bárbara do Pará, na Vila de Pau D’Arco. No dia 9, em Marituba. Convidamos a todos que puderem prestigiar a participar e contribuir para o crescimento desse segmento tão importante que é a agricultura familiar”.