Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
18/11/2021 - 21:30

 

Texto: Rose Barbosa / Ascom Sedap

Fotos: Leandro Reis e Mateus Costa / Ascom Sedap

 

 

De Belém a Porto de Moz, no Baixo Amazonas, municípios de todas as regiões receberam do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca ( Sedap), maquinários, cujo investimento total foi de R$ 8,2 milhões. Os equipamentos entregues nesta quinta-feira (18), em solenidade no início da tarde, no Parque Urbano Belém Porto do Futuro, serão utilizados no atendimento à agricultura familiar e em melhorias nas estradas vicinais dos municípios.

 

 

O governador Helder Barbalho fez a entrega, acompanhado dos parlamentares responsáveis pelas emendas que possibilitaram o repasse de parte dos equipamentos, cuja aquisição também contou com recursos do próprio governo estadual.  

 

Foram entregues nove tratores, quatro motoniveladores, dois rolos compactadores, três barcos, duas lanchas, oito coletores de lixo e dois caminhões-baú. Os equipamentos beneficiarão os produtores dos municípios de Trairão, Vitória do Xingu, Portel, Novo Progresso, Belém, Santo Antonio do Tauá, Maracanã, Uruará, Santa Maria do Pará, Bragança, Capanema, Magalhães Barata, Nova Esperança do Piriá, Oeiras do Pará,  São Caetano de Odivelas, Castanhal, Primavera, São Félix do Xingu, Gurupá, Breves e Porto de Moz.

 

 

 

 

 

 

O governador Helder Barbalho ressaltou que a cerimônia, com a presença de prefeitos de diferentes municípios para receber o maquinário entregue pela Sedap, é mais uma evidência de que o Governo do Estado trabalha em todas as regiões do Pará. “A parceria é que permite que hoje estejamos aqui, cumprindo mais uma etapa que tem se transformado em uma rotina diária de ações, sempre buscando fazer com que o Governo do Estado e as prefeituras possam melhorar a vida das pessoas em cada município”, declarou o governador. 

 

 

Ele observou que o trabalho conjunto com os prefeitos e parlamentares estaduais e federais viabiliza qualidade de vida aos diferentes municípios, independente do tamanho. “Não importa se o município é grande, médio ou pequeno; todos merecem, ter a nossa atenção; e essas ações só são possíveis porque há uma união do Governo do Estado, da bancada de deputados federais, que garante recursos para fazermos essas ações, e da Assembleia Legislativa que colabora nesse movimento”, destacou. 

 

AGRICULTURA FAMILIAR

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz,  observou que o maquinário será utilizado também para recuperar estradas vicinais e para escoar a produção. “São máquinas pesadas, de primeira linha, que estão sendo distribuídas para os municípios prestarem assistência ao produtor rural; principalmente aquele que trabalha com a agricultura familiar”. 

 

O prefeito de Trairão, na região sudoeste, Valdinei  José Ferreira, recebeu um trator do tipo “patrol” e disse que vai utilizá-lo para recuperar vicinais e melhorar as condições de produção e transporte de mercadorias para os produtores rurais. “A gente vai poder trabalhar na recuperação dessas vias e ainda vamos poder continuar com o equipamento para fazer as demais ações de melhorias que o município necessita”, disse o prefeito, cujo município se destaca na pecuária e na agricultura familiar. 

 

Os parlamentares autores da emenda, presentes à solenidade ou que enviaram representantes, foram os seguintes: Paulo Bengtson, Francisco Melo, Hilton Aguiar, Carlos Bordalo, Eduardo Costa, Nilson Pinto, Hélio Leite e Renilce Nicodemos.