Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
18/11/2021 - 20:45

 

Texto: Rose Barbosa / Ascom Sedap 

Fotos: Leandro Reis e Mateus Costa / Ascom Sedap 

 

Com um investimento de R$ 6 milhões e benefícios para 177 feirantes cadastrados, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário (Sedap) entregou nesta quinta-feira (18), 1.144 itens que serão utilizados por trabalhadores que atuam na Feira do Guamá, em Belém. Também foram distribuídos mais de 170 kits para os permissionários.

 

 

Os equipamentos entregues incluíram 50 freezers de duas portas, 123 balanças, 20 conchas, 81 facas, nove suqueiras, nove panelas, 124 basquetas, nove expositores e nove fogões de 4 bocas.

 

 

 

 

 

 

A solenidade que marcou o repasse aos feirantes foi realizada na manhã desta quinta-feira (18) e contou com a participação do governador Helder Barbalho que citou, em pronunciamento, que a distribuição é para oferecer melhores condições de trabalho aos feirantes e ao consumidor que ganha com a qualidade dos serviços prestados. 

 

 

A programação no Guamá, como lembrou o chefe do Executivo Estadual, faz parte de um amplo projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Belém, que vem revitalizando as feiras da capital. Além do Guamá, os feirantes do Ver-o-Peso também já foram contemplados com a aquisição dos equipamentos. 

"Não precisa pagar nada por esses itens. Só tenho um único pedido: usem na feira para melhor prestação do serviço e qualidade aos consumidores. Ganham vocês e ganha quem compra aqui", explanou.

 

Reforma

O governador fez, ainda, durante o seu pronunciamento, dois anúncios importantes ao público presente ao evento: a liberação de R$ 4 milhões para a Prefeitura de Belém efetivar a reforma da feira e mercado do Guamá, e a conclusão e entrega no dia 12 de janeiro do próximo ano, dia do aniversário de Belém, das obras do Canal do Tucunduba, que irão beneficiar 250 mil moradores de cinco bairros de Belém. 

 

Um dos feirantes contemplados no Guamá foi Manoel Filho, que há 40 anos trabalha com a venda de carne. Ele ganhou um freezer de duas portas e disse que vai ajudar muito no dia a dia. " Eu trabalho com 100 quilos de carne por dia. Nunca tive um freezer para armazenar meu produto. Pegava emprestado do meu vizinho. Estou muito feliz. É a primeira vez que vejo algo dessa natureza aqui na feira", destacou o trabalhador. 

 

 

Outro feirante contemplado foi Antônio Oliveira, que trabalha há mais de 20 anos na feira. Ele ganhou uma balança e basquetas, e contou que trabalhava com um equipamento quebrado. "Agora vamos ter mais qualidade no nosso trabalho. Também vamos poder ofertar melhorias à população ", opinou. 

 

 

O titular da Sedap, Giovanni Queiroz, disse que a ação representa a valorização do trabalhador e do seu local de trabalho. O secretário anunciou que todas as feiras de Belém serão incluídas nesse projeto.

 

 

"São equipamentos modernos que melhor atendem os nossos feirantes e a população. Conserva melhor os alimentos e com isso, os dois lados ganham: feirante e clientes ", frisou o secretário. 

 

 

A programação teve a participação de diversos parlamentares estaduais e municipais, além de representantes dos feirantes. O vice- prefeito Edilson Moura representou o prefeito Edmilson Rodrigues.