Sobre acessibilidade

Serviços

Início >> Artigos
04/04/2019 - 13:00

 

Produtores de flores da Região Metropolitana de Belém participaram do workshop de planejamento das feiras e ações do governo do Estado para a Floricultura em 2019. O encontro de trabalho foi nesta quarta-feira (3), na Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), dirigido pela engenheiras agrônomas Marcia Tagore e Dulcimar Melo.

 

Baseado no Planejamento Participativo, que vem norteando as ações da secretaria, foi traçado um diagnóstico com os entraves e possibilidades para o crescimento do setor e atualização das informações sobre produtores e produtos. Os floricultores querem a reativação da Câmara Setorial da Floricultura e criar uma associação para discutir os problemas e encaminhar as reivindicações da categoria.

 

Intercâmbio e cursos técnicos, infraestrutura para escoamento da produção, edição de catálogo com identificação das plantas, melhoramento das embalagens para apresentação dos produtos nas feiras, além da gestão do negócio especialmente para agricultores familiares foram necessidades apontadas pelos produtores para fortalecer a atividade.

 

“A interligação de outros segmentos da economia, como olarias e artesanato de miriti, são importantes para agregar valor e diversificar as feiras”, disse o decorador Vando Nascimento. Para o floricultor Natalino Corrêa, “as feiras não servem só para vendas, mas também para lançamento de novos produtos dentro do universo das plantas”. Já Tim Penner abordou a necessidade de manter uma periodicidade de feiras e encontros para comercialização e reciclagem dos produtos e consolidar o contato com o consumidor.

 

As feiras poderão ser mensais, mas neste ano será de acordo com os recursos disponíveis no Plano Pluri Anual (PPA), cuja renovação já está sendo discutida para os próximos quatro anos. A primeira feira de 2019 já está programada para maio, por ocasião do dia das mães, ainda sem data e local definidos. Numa segunda etapa de trabalho, a Sedap vai planejar as ações de incentivo à Floricultura de acordo com o resultado do workshop.

 

Leni Sampaio - Sedap