25/05/2020 - 13:00

As exportações do agronegócio Paraenses de abril atingiram valor superior a US$ 169 milhões. O valor de abril deste ano (US$ 169,53 milhões) foi 32,76% superior ao de abril de 2019 (US$ 127,69 milhões). Neste mesmo mês, as importações de produtos do agronegócio sofreram uma elevação 52% em relação ao mês de Abril do ano anterior, mas o saldo do agronegócio mantem-se em elevação, representando um ganho de aproximadamente 32% em relação ao mês de abril do ano de 2019, e correspondendo 12,33% do saldo das exportações do Estado do neste mês de referência – Ver Tabela 01.

A participação do agronegócio nas exportações do Estado do Pará no mês estudado atingiu o patamar de aproximadamente de 12,0%, em março de 2020, a participação foi de 13,10% - Ver Gráfico 01.

ACUMULADO DO ANO

No primeiro quadrimestre deste ano, as exportações paraenses do agronegócio somaram US$ 526,26 milhões, alta de 11,57% em relação ao mesmo período no ano anterior. O crescimento das exportações do setor resultou no aumento da quantidade embarcada, com alta de 17,37%, enquanto o índice de preço sofreu redução de 4,95%.

De acordo com os dados levantados, as vendas externas representaram um satisfatório resultado do acumulado entre janeiro e abril na série histórica e foram responsáveis por aproximadamente 10% das exportações totais do Estado Paraense, ou seja, o agronegócio gerou vendas no acumulado de 2020 até o mês de Abril representando um montante de US$ 526,26 milhões, do total de US$ 5.523,27 milhões exportado pelo estado.

As importações, por sua vez, alcançaram US$ 22,49 milhões (3,87%). Como resultado, o saldo da balança comercial do agronegócio foi superavitário em US$ 503,77 milhões no período – Ver Tabela 02.

SOJA EM GRÃO E CARNE BOVINA

As exportações de produtos que fazem parte do Complexo da soja (Soja em grãos, Farelo de soja, Óleo de soja) e do Segmento de Carnes (Carne de Frango, Carne Bovina, Carne Suína) alcançaram no quadrimestre respectivamente, valores de US$ 172 milhões (32,65% das exportações Agro), US$ 139 milhões (26,34% das exportações Agro), assim sendo os principais produtos de exportação do Estado do Pará. Vale apena ressaltar a relevância também dos Produtos florestais, Animais vivos (exceto pescado) e de Pescados, que contemplam juntos 31% da Exportação do Agronegócio Paraense, assim fechando o bloco dos cincos principais produto de exportação do estado, no 1º quadrimestre de 2020.

Gráfico 02 – Participação do Valor de Exportação (%) – Principais Produtos – Estado do Pará – Mês de Janeiro à Abril – Ano de 2020.

Fonte: AgroStat Brasil a partir dos dados da SECEX/Ministério da Economia – Elaboração: SEDAP / NUPLAN / ESTATÍSTICA.

A China foi responsável por 38% das aquisições de produtos procedentes do Complexo da Soja paraense no primeiro quadrimestre de 2020, com recuo de aproximadamente 9,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A China é o país com maior representatividade em aquisição de produtos do Estado do Pará, adquiriu 32,24% das exportações paraenses, sendo o mercado que mais contribuiu para o crescimento de 37,00% em relação a 2019.

Elaboração:

João Ulisses Barata da Silva – Estatístico (Sedap / Nuplan – Setor de Estatística)

Extração dos Dados (fonte): AgroStat Brasil (Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro) a partir dos dados da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior) – Ministério da Economia.