07/11/2020 - 14:30

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap

Fotos: Mateus Costa e Rose Barbosa/Ascom Sedap

O programa TerPaz do Governo do Estado  entregou no final da manhã desta sexta-feira (6) o cantinho verde da Escola de Atividade Complementar Fazendinha Esperança , no bairro do São Francisco, munícipio de Marituba.

O Cantinho Verde é uma ação do Projeto Asas Verde que integra o TerPaz do Governo do Estado.  Esse é o segundo espaço Cantinho Verde entregue pela Sedap ,Seac,  Emater e Ceasa.   O primeiro foi em uma escola no bairro da Cabanagem.

O secretário Hugo Suenaga acompanhado da diretora da Dafa, Antônia Aleixo e dos demais membros da Diretoria de Agricultura Familiar participou de  toda a programação.
 O secretário ressaltou no seu pronunciamento que a Sedap tem agido intensivamente no trabalho de geração de renda. É o caso do trabalho que vem sendo realizado em Marituba, onde várias famílias estão sendo beneficiadas com as ações da secretaria através da Dafa.

Fazem parte do projeto na Escola Fazendinha 400 alunos e 47 agricultores familiares. O trabalho ocorre em Parceria com a Emater e com a Prefeitura de Marituba, além da Seac e da Ceasa. Um exemplo de agricultora que reconhece o trabalho realizado pela Sedap é a dona Iracema Brito, moradora de Marituba. Ela explica que o trabalho vem ajudando não apenas economicamente como principalmente no seu bem estar. “Eu vivia sentindo dores. Estava doente. Fui convidada a entrar no projeto e hoje em dia me sinto muito bem. Sempre gostei de plantar”, ressalta.

Outra agricultora que disse estar gostando muito do projeto é Martônia Caetano. Disse que o projeto a ajudou na geração de renda. “Eu já trouxe quase 10 famílias para participar do projeto. A gente vem de Santa Bárbara do Pará e vale muito à pena”, destaca.

Maria Matos, que também faz parte do projeto, é a responsável pelos diversos arranjos que decoram o espaço. “Eu gosto muito desse trabalho. Eu gosto de trabalhar com reciclagem. Tenho o prazer de trabalhar com plantas”. Ela utiliza vários objetos para reciclar como panelas usadas, vasilhame de material de limpeza, pneus, garrafão de água mineral que iria para o lixo. Vale à pena conferir todos os trabalhos que são realizados na Escola Fazendinha, localizada na rua Oeste, 108, no bairro Nova União, |em Marituba.

Além da equipe da Sedap, participaram da inauguração do cantinho verde o prefeito de Marituba, Mário Filho, a deputada Michele Begot além de outros representantes do município e dos órgãos estaduais.

Na cerimônia houve a entrega, também, de um biodigestor que será utilizado para o reaproveitamento de material orgânico que será transformado em combustível. De acordo com a prefeitura de Marituba, atualmente 10 escolas contam com hortas mantidas com a ajuda da comunidade.