20/07/2020 - 15:45

Com a participação do governador Helder Barbalho, houve a entrega, na última quinta-feira (16), no município de Redenção, de um caminhão frigorífico destinado ao município de Floresta do Araguaia para fomentar a produção local. O veículo foi repassado à Cooasafra, que é a Cooperativa de Agricultores São Francisco, e será utilizado em conjunto com a prefeitura.

A entrega do caminhão foi uma das atividades realizadas pelo  secretário de desenvolvimento agropecuário e da pesca, Hugo Suenaga,  que durante uma semana cumpriu agenda no sul do Pará. Em conjunto com o governador e com o vice-governador, Lúcio Vale, o secretário fez a entrega simbólica da chave do caminhão frigorífico aos representantes da Cooasafra e da prefeitura.

O titular da Sedap ressaltou que o município é um grande vetor de desenvolvimento na cadeia de fruticultura do Pará, em especial do abacaxi. “Floresta do Araguaia é um polo importante do abacaxi no cenário nacional. É o maior produtor de abacaxi do Brasil e nada melhor do que a gente incentivar a verticalização da produção”, declarou.

O secretário enfatizou, também, a atuação da Emater na prestação da assistência técnica que repassa aos produtores de Floresta do Araguaia e também na viabilização do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura). “O Estado está desenvolvendo ações para ampliação de renda dos produtores rurais da região”, assegurou.

O vice-prefeito da Floresta do Araguaia, Claudinei Borges, ressaltou que o caminhão frigorífico será de grande utilidade ao município. “É fundamental para o desenvolvimento do setor produtivo e do cooperativismo de Floresta. Esse caminhão traz oportunidades e fortalece o trabalho de beneficiamento da produção do abacaxi e de outras frutas”, declarou.

O presidente da cooperativa, Romes Evangelista de Sousa, disse que o veículo facilitará as atividades dos 20 cooperados. “Em nome deles, quero agradecer esse presente que o governador e o secretário Suenaga nos deram. O caminhão será benéfico, pois utilizaremos o veículo para pegar a produção direto da fábrica ao centro consumidor, com uma qualidade ainda melhor, isso vai garantir mais renda para nós”, ressaltou.

Produção – O município de Floresta do Araguaia é disparadamente o maior produtor de abacaxi no Pará. De acordo com o levantamento feito pelo Núcleo de Planejamento (Nuplan) e Estatística da Sedap, com base no ano de 2018, o município sozinho foi responsável por quase 79% da produção paraense de abacaxi. Os dados mostram que dos 426.780 frutos produzidos no estado, 336 mil foram de Floresta do Araguaia, que também é o maior produtor do Brasil de abacaxi.

Agenda-  Como parte da programação no sul do Pará, houve, ainda agenda de  trabalho nos municípios de Marabá,  Conceição do  Araguaia, Santa Maria das Barreiras e Cumaru do Norte. A programação incluiu, entre outras ações, a visita às produções locais, como de milho e pecuária em Santa Maria das Barreiras, entrega de barracas em Cumaru e reunião com produtores locais para tratar, entre outros temas, da sinalização das vias vicinais em Conceição do Araguaia.

Texto: Rose Barbosa

Foto: Mateus Costa