17/09/2020 - 17:00

Secretário adjunto Lucas Vieira com as equipes da Emater, Sebrae e Prefeitura de Marituba em diálogo com os agricultores

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap

Texto: Rodrigo Reis/Ascom Emater

Fotos: Veloso Júnior/Ascom Emater

Produtores da agricultura familiar  das comunidades de Boa Vista, Bela Vista e Bom Jesus participaram  na manhã desta quinta-feira,  16, da programação denominada Intercâmbio da Cultura do Milho Cultivar BRS Sol da Manhã realizada pela Emater  em parceria com a Sedap,Sebrae e Prefeitura de Marituba . A programação ocorreu na propriedade da dona Maria Leocádia, que há 40 anos trabalha com agricultura familiar. Ela é proprietária de uma área de 100 por 200 metros na comunidade Bela Vista. A agricultora relatou aos participantes um pouco da sua experiência no plantio do milho. Com apenas sete dias o milho recebido por dona Leocádia começou a brotar, com três meses ela já estava colhendo o produto.O que chama a atenção é que ela plantou em pleno período de seca, diferente do habitual que é sempre em período chuvoso. Uma experiência pioneira em Marituba. Ela informou que já vendeu 150 espigas de milho. O secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira,acompanhou a  programação junto com a equipe da Diretoria da Agricultura Famíliar (Dafa).

Dona Leocádia informou que no dia 25 de junho recebeu as sementes cultivar BRS e com três meses começou a colher. “Foi gratificante, muito bom trabalhar com o milho. Fico agradecida, pois deu uma repercussão muito grande na minha vida. Agradeço a Deus, ao pessoal da Emater, da Sedap e da Prefeitura de Marituba”.  Ela disse que há 40 anos trabalha com agricultura. O terreno dela mede 100 de frente por 200 metros. Ela tem três filhos que a ajudam na atividade.

O secretário adjunto da Sedap, Lucas Vieira  disse que a equipe foi verificar in loco o resultado do trabalho da agricultora que recebeu o trabalho de fomento da Sedap, juntamente com a parceria da Emater e da Secretaria de Agricultura de Marituba e Sebrae.”A gente viu aqui um milho de qualidade. Buscamos  desenvolver cada vez mais a agricultura familiar”.

Orientação- A agricultora e outros 30 produtores do município receberam sementes da cultivar, no início de junho, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), ação que contou com a parceria do escritório local da Emater. Leocádia plantou em julho e iniciou a colheita no início deste mês. Por conta da pandemia, a agricultora recebeu orientação técnica de forma virtual.

“Foi tudo por aplicativo de mensagem, eu mandava as minhas dúvidas para os técnicos e eles me apresentavam soluções sobre tratos culturais, capinação e irrigação, por exemplo,” explicou Maria Leocádia Siqueira.

No intercâmbio, agricultores da região conheceram de perto a experiência dela com o plantio do milho BRSol da Manhã, e puderam se atualizar quanto a práticas de plantio, escolha de área, preparo de solo, semeadura, seleção de sementes e controle de pragas e doenças. Além do bom potencial produtivo, a cultivar reúne características de boa tolerância às adversidades climáticas, como excesso ou falta de chuvas ou variações de temperatura; resistência ao acamamento; quebramento do colmo e tolerâncias às pragas e doenças.

“Tudo isso contribui para uma produtividade maior. No caso da Leocádia, ela ainda utilizou adubação orgânica e, em 70 dias, começou a colher o milho. Foi uma experiência que deu certo e a semente de boa qualidade contribuiu para isso”, comentou Alda Remédio, engenheira agrônoma e chefe do escritório local de Marituba. Ainda de acordo com Alda, a agricultora agora recebe apoio para comercializar a produção “não só do milho, mas também das hortaliças que cultiva em sua propriedade”.

Em outra oportunidade, a agricultora já foi contemplada com projeto de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Maria Leocádia Siqueira considera como ‘gratificante’ receber agricultores em sua propriedade para mostrar sua relação com a agricultura familiar. “Criei meus filhos trabalhando diretamente com a produção de hortaliças folhosas e frutíferas. Já fui beneficiada com projeto de crédito viabilizado pela Emater e isso contribuiu significativamente para o aumento da minha produção. Espero que o intercâmbio funcione como incentivo para que outros agricultores da região repliquem o trabalho desenvolvido em minha propriedade, especificamente com a experiência do milho BRSol da Manhã”, explica.

Maria Leocádia e o secretário adjunto da Sedap,  Lucas Vieira